<$BlogRSDUrl$>

terça-feira, novembro 30, 2004

SÓ AGORA?

Sai uma pessoa de casa para fazer umas comprinhas, demora apenas e só meia-horita e é isto!

Sampaio abre caminho para a dissolução da Assembleia da República

O Presidente da República vai ouvir os partidos políticos e o Conselho de Estado, abrindo caminho para a dissolução da Assembleia da República.


E agora algo completamente mau: Senhor Presidente, nós bem o avisámos!

segunda-feira, novembro 29, 2004

...



Santana diz que Governo é um bebé que precisa de ser acarinhado.

Eu digo que Governo é um bebé que nunca devia ter nascido.

sábado, novembro 27, 2004

FIM DE SEMANA

http://www.pitoresco.com.br/brasil/arpad/01.jpg

Promenade de Arpad Szenes

sexta-feira, novembro 26, 2004

O FUTURO DA SAUDADE - O NOVO FADO E OS NOVOS FADISTAS

Vem esta posta a vários propósitos, a saber:

Sou uma amante de Fado. Gosto das melodias, das letras, do sentimento que é necessário para o interpretar com dignidade, das histórias e lendas em volta das suas origens. Gosto das discussões em torno do novo fado e dos novos fadistas. Gosto dos velhos e novos (alguns dos novos são, na minha opinião, cantores de fado e não fadistas, mas isso é outra discussão!). Cresci a ouvir Carlos do Carmo, Hermínia Silva, Fernando Maurício e João Ferreira Rosa. Lá em casa existiam umas caixas mal amanhadas, com uma fita castanha dentro que se punham na aparelhagem e tocavam fado tardes inteiras... descobri depois que se chamavam cartuxos! Mais para a noitinha tínhamos a voz do meu pai que se atrevia a entoar (e bem) alguns temas enquanto preparava o jantar. Ficou-me o gosto que nunca reneguei embora, às vezes, achasse estranho poder ter tanto prazer a ouvir O Embuçado como um qualquer tema dos U2! Hoje compro cds e livros de Fado, não sei bem o que neles procuro, mas fazem-me sentir qualquer coisa boa!
Serve isto para apresentar o meu próximo investimento nesta área. Trata-se de um livro. Chama-se O Futuro da Saudade - o Novo Fado e os Novos Fadistas, foi escrito pelo jornalista Manuel Halpern e foi editado pela D. Quixote ( 287 págs; €14,40). Aqui escreve-se sobre fado, num estilo leve e despretencioso acessível a todos. O prefácio é de Rui Vieira Nery que o considera como: (...) o mais completo levantamento até agora publicado da realidade prática fadista em Portugal desde o início da década de 1990(...).
Estou mortinha para tê-lo nas mãos!

quinta-feira, novembro 25, 2004

LIÇÕES DA HISTÓRIA DE PORTUGAL

Do Arquivo Nacional da Torre do Tombo
SENTENÇA PROFERIDA EM 1487 NO PROCESSO CONTRA O PRIOR DE TRANCOSO
(Autos arquivados na Torre do Tombo, armário 5.o, maço 7)


"Padre Francisco da Costa, prior de Trancoso, de idade de sessenta e doisanos, será degredado de suas ordens e arrastado pelas ruas públicas nos rabos dos cavalos, esquartejado o seu corpo e postos os quartos, cabeça e mãos em diferentes distritos, pelo crime que foi arguido e que ele mesmo não contrariou, sendo acusado de ter dormido com vinte e nove afilhadas e tendo delas noventa e sete filhas e trinta e sete filhos; de cinco irmãs teve dezoito filhas; de nove comadres trinta e oito filhos e dezoito filhas; de sete amas teve vinte e nove filhos e cinco filhas; de duas escravas teve vinte e um filhos e sete filhas; dormiu com uma tia, chamada Ana da Cunha, de quem teve três filhas, da própria mãe teve dois filhos.

Total: duzentos e noventa e nove, sendo duzentos e catorze do sexo feminino e oitenta e cinco do sexo masculino, tendo concebido em cinquenta e três mulheres".

[agora vem o melhor:]

"El-Rei D. João II lhe perdoou a morte e o mandou por em liberdade aos dezassete dias do mês de Março de 1487, com o fundamento de ajudar a povoar aquela região da Beira Alta, tão despovoada ao tempo e guardar no Real Arquivo da Torre do Tombo esta sentença, devassa e mais papéis que formaram o processo".

Texto gentilmente enviado por e-mail pelo colega G.M.

quarta-feira, novembro 24, 2004

SURREALISMO ALENTEJANO

Estava eu na Praça da República à espera do meu-mais-que-tudo, eis senão quando passa uma carrinha funerária com dois senhores engravatados nos lugares da frente e uma bilha de gás no lugar do morto!...
Tinha que partilhar isto!

terça-feira, novembro 23, 2004

H'EÉHKH

Por dívidas ao BNU
Tribunal de Cascais andou anos a tentar notificar Rui Gomes da Silva

A confiança que este senhor me inspira...............

domingo, novembro 21, 2004

CONTEMPLAÇÕES DOMINICAIS

http://www.edd.osaka-sandai.ac.jp/~nagara/chirico.gif

Giorgio de Chirico (1888-1978)

sábado, novembro 20, 2004

LEITURAS DE TRAZER PARA CASA

A cada passagem pela Biblioteca de Beja sinto como que um chamamento divino (ou quase) para buscar aqueles livros que sempre quis ler, mas não tive coragem. Eu sei que eles estão lá e, com a ajuda preciosa das colegas que trabalham no balcão, é simples descobri-los e dar-lhes abrigo durante os quinze dias da lei. Desta vez foi grave... mais pela 2ª escolha do que pela 1ª: pacífica. A saber, durante os anos de estudo foi-me apresentado o senhor Eduardo Lourenço de quem fiquei fã. A certa altura, numa disciplina com o extravagante nome de Culturas Europeias Comparadas dissecámos o seu livro Nós e a Europa ou as duas razões e digo, foi um exercício difícil, mas recompensador. Naquela altura, todos falavam de outra grande obra do mesmo autor, mas que estaria esgotada - O Labirinto da Saudade. Este pequeno livrinho, apesar de escrito em 1978, retrata o sentimento do que é ser português e, nos dias que correm, pareceu-me bem raptá-lo da estante e folheá-lo. Cá está ele.
A segunda escolha é mais complicada... No meu círculo de amigos apenas dois conseguiram lê-lo, também não é um livro recente e este, nunca lhe peguei mesmo por falta de coragem...Vamos ver se, desta vez, vai! Falo de O Pêndulo de Foucault do mestre Umberto Eco.
Porque, de vez em quando, também é necessário pensar!


sexta-feira, novembro 19, 2004

MODAS À MARGEM DO TEMPO

Acabo de chegar a casa depois do espectáculo do grupo Modas à Margem do Tempo. Emocionante, brilhante, espantoso são adjectivos que posso utilizar para descrever o ambiente que esteve na Casa da Cultura de Beja. Estes cinco músicos juntam-se em palco e fazem magia: tocam apenas e só temas do Cancioneiro Alentejano, dão-lhes roupagens "urbanas" (mas respeitando as letras e as melodias originais) e fazem-nos, realmente, gostar do que é genuinamente nosso. São excelentes executantes e bons cantores, podem comprová-lo aqui. Têm, o que é moda dizer-se, qualidade artística. Na sala estavam 42 (quarenta e dois) espectadores... Meus amigos, se queremos discutir verdadeiramente a Cultura em Beja comecemos por assistir aos espectáculos que cá são apresentados. Era só isto.


quinta-feira, novembro 18, 2004

INVEJA É COISA FEIA!

Hoje estou roídinha de inveja. Eu posso explicar: estreia em Portugal o novo filme de Wong Kar-Wai. Este senhor é um dos meus realizadores de eleição, fez filmes tão belos como Disponível para Amar ou Chunking Express...E a minha inveja vai para: todos os que vão ver 2046 primeiro que eu!!!!!!!!!

quarta-feira, novembro 17, 2004

VIVA!

Prémio Literário “Diário do Alentejo” avança

Há notícias que nos deixam felizes. Esta foi uma delas. Gosto das letras, das palavras lidas e ditas, gosto da literatura em geral e a criação deste prémio é um passo em frente na descoberta de novos valores: só pode ser positivo!

AUSENTE

Estou ausente da blogosfera por motivo de doença:o médico receitou-me este calmante e este anti-depressivo. Já os conhecia, mas consumo-os, novamente, com todo o gosto!

sexta-feira, novembro 12, 2004

LISTA DE COISAS PARA FAZER NO FIM DE SEMANA

- Comprar Once More With Feeling (singles 1996-2004) Placebo

- Comprar A Pianista Elfriede Jelinek

- Comprar Gato Fedorento - série Fonseca

- Ver Comme une Image | Olhem para Mim de Agnès Jaoui

- E dançar, dançar, dançar muito...

post scriptum - faltam as dezenas de cafés que prometi tomar com o pessoal amigo!!!!!!!!!

quinta-feira, novembro 11, 2004

A CONFIRMAÇÃO

http://nobelprize.org/peace/laureates/1994/arafat.gif

É oficial. Arafat morreu esta madrugada. Para que melhor se entenda quem foi, deixo este link onde se pode ler a sua biografia. Neste sítio está outra, provavelmente, mais completa e com a curiosidade de estar numa biblioteca virtual judaica.

quarta-feira, novembro 10, 2004

LISTENING...

Vertigo

Unos, dos, tres, catorce
Turn it up there, captain

(Rock as hard as you can tonight)

Lights go down, it's dark
The jungle is your head
Can't rule your heart
A feeling so much stron-ger
Than a thought
Your eyes are wide
And though your soul
It can't be bought
Your mind can wander

Hello, hello (¡Hola!)
I'm at a place called Vertigo (¿Dónde está?)
It's everything I wish I didn't know
Except you give me something I can feel, feel

The night is full of holes
As bullets rip the sky
Of ink with gold
They twinkle as the
Boys play rock and roll
They know that they can't dance
At least they know...

I can't stand the beats
I'm asking for the cheque
The girl with crimson nails
Has Jesus 'round her neck
Swinging to the music
Swinging to the music

Hello, hello (¡Hola!)
I'm at a place called Vertigo (¿Dónde está?)
It's everything I wish I didn't know
But you give me something
I can feel, feel

(Shot dead)
(Sure is a fall)
(Showman in in yeah)

All of this, all of this can be yours
All of this, all of this can be yours
All of this, all of this can be yours
Just give me what I want and no one gets hurt

Hello, hello (¡Hola!)
We're at a place called Vertigo (¿Dónde está?)
Lights go down, and all I know
Is that you give me something
I can feel your love teaching me how
Your love is teaching me how, how to kneel, kneel

U2

p.s. - Obrigada!


terça-feira, novembro 09, 2004

AINDA O ENCONTRO

Ó p'ra nós tã bunitus!

http://www.ifrance.com/lusofolia/grupo.JPG
...descaradamente, roubado ao Toix!

segunda-feira, novembro 08, 2004

MAIS AMIGOS!

Os encontros de blogues interessam-me, sobretudo, do ponto de vista humano - neste aspecto, o de Sábado foi muito rico! Fiz amigos e aí estão eles, na barra da esquerda depois de muita luta para acertar a coisa nos templates....

domingo, novembro 07, 2004

A EDP QUE SE CUIDE!

Há um Iluminado muito especial na blogosfera. Foi-me sugerido pela Pandora durante o almoço de ontem. Não digo mais nada - descubram - é de rebolar a rir!!!!!!!!!!!!

sábado, novembro 06, 2004

ENCONTRO DE BLOGUES - UM BALANÇO

Na verdade, na verdade pouco ou nada tenho a dizer. Gostei muito do almoço - gosto sempre de conhecer in vivo pessoas que partilham algo em comum comigo, neste caso, o facto de termos um blogue. Gosto, igualmente, de rever rostos que começam a ser familiares nestes Encontros. Sobre a conversa na cave da biblioteca: não levem estas coisas tão a sério e passem pelas Caves do Comandante para ler o seu texto sobre este assunto - na mouche! O pior de tudo foi mesmo voltar para o carro e ele recusar-se a andar...enfim, caprichos que me fizeram vir a pé para casa! Ainda bem que o Encontro não foi em Freixo de Espada à Cinta!!!!!!!!!!!


sexta-feira, novembro 05, 2004

ESCLARECIMENTO 2

Para grande vergonha minha...voltei a fumar!

DESCULPEM LÁ O DESABAFO....

http://www.record.pt/getimage.asp?tb=DESTAQUES&id=42611

SPOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOORTING - TING - TING!

quarta-feira, novembro 03, 2004

O NOSSO COMENTÁRIO AO RESULTADO ELEITORAL NOS ESTADOS UNIDOS



Sem comentários....

LOUD HOWARD



Este é o meu personagem de animação preferido. Chama-se Loud Howard e faz as suas magníficas aparições na série de t.v. Dilbert.

ESCLARECIMENTO

Há já algumas semanas que deixei de colaborar com a Rádio Voz da Planície, logo o programa Porto de Abrigo de 4ª feira deixou de ser de minha responsabilidade. Só agora o torno público porque só agora algumas pessoas me questionaram. Esclarecido?

terça-feira, novembro 02, 2004

TIREI UM DIA DE FÉRIAS E...

Lazy

-I-I-I'm wicked and I'm lazy
Ooooh, don't you wanna save me
I'm lazy when I'm lovin', I'm lazy when I play
I'm lazy with my girlfriend a thousand times a day
I'm lazy when I'm speaking, I'm lazy when I walk
I'm lazy when I'm dancin' and I'm lazy when I talk

I open up my mouth, it comes rushin' out
Nothin', doin' nadda, never, how you like me now?
Wouldn't it be mad, wouldn't it be fine
Lazy, lucky lady, dancin', lovin' all the time

I-I-I-I'm wicked and I'm lazy
Ooooh, don't you wanna save me
Some folks they got money an' some folks lives are sweet
Some folks make decisions an' some folks clean the streets, now
Imagine what it feels like, imagine how it sounds
Imagine life is perfect an' everything works out

                                                  X.Press 2 Featuring David Byrne

This page is powered by Blogger. Isn't yours?