<$BlogRSDUrl$>

quinta-feira, fevereiro 05, 2004

CARLSBERG

Recebido hoje por e-mail:

A estória que estás prestes a ler tem tanto de surreal como de grave.

É por isso a conto, é por isso que acho que vale a pena ser divulgada e
reza o seguinte:

Na semana passada, recebi um convite da Carlsberg para uma festa de suposta
comemoração do Euro 2004 que, como sabes, a Carlsberg é patrocinadora
oficial. A razão pela qual o recebi prende-se, presumo, com o facto de ser
consumidor fiel e regular de há vários anos a esta parte e também já ter
participado em algumas promoções da marca.

Assim sendo, ontem (dia 4 de Fevereiro) desloquei-me a Lisboa (a 50 Km de
minha casa), à discoteca People, para enfim, participar nessa comemoração e,
pensava eu, divertir-me.

Logo à chegada, uma jovem vestida com um elegante vestido verde com o logo
da marca inscrito, ao ver-me de convite na mão, perguntou-me, antes de
sequer me dar as boas-noites (coisa que aliás, acabou por nunca fazer) da
parte de quem é que eu vinha. Da parte de quem??? Olhe, da CarlsbergS. Não é
uma festa da Carlsberg que está aqui a acontecer???

Embora eu não tenha a certeza que que ela própria soubesse disso,
³deixou-me² entrar. Ao entrar, (1 e 20 h) deparo-me com uma sala vazia ­ se
tinha 10 pessoas era muito ­ e um primeiro andar com mais movimento e mais
algumas pessoas, embora, na minha modesta opinião ­ de certeza não
consumidoras da referida marca -. Mas adiante, não tenho nada a ver com
isso.

O mais caricato aconteceu aqui, quando me desloquei ao piso de cima,
precisamente por ser o único local com gente. Estavam novamente dois
porteiros, um rapaz e uma outra jovem com um vestido idêntico ao da que se
encontrava à porta.

Disseram-me que só ali podia entrar se o meu nome estivesse na lista. Qual
lista? inquiri. A lista. A lista dos VIP¹s, sei lá, foi a resposta.
Incrédulo, perguntei: Ouça: a Carlsberg mandou-me um convite para uma festa.
Vim de Torres Vedras de propósito, numa 4ª feira à noite. Não está ninguém
lá em baixo e está a dizer-me que só posso ³subir² ao 1º piso se o meu nome
estiver na lista??? Mas afinal quem é que consta nessa lista? São os
colunáveis, pronto, as pessoas que saem nas revistas, sei lá, respondeu-me a
jovem.

Não queria acreditar no que me estava a acontecer. Afinal, as regras básicas
das relações públicas, do marketing etc. não nos dizem que o consumidor é o
maior trunfo das marcas? Que sem eles, as marcas não sobrevivem? Que ele
deve ser tratado bem?

Ou seja: a Carlsberg convidou algumas pessoas ­ onde me incluo - para
³encher² uma festa onde os colunáveis, os que saem nas revistas (citando a
menina) pudessem ver com a marca é poderosa, como consegue juntar tanta(?)
gente num dia de semana, como é aglutinadora de paixões e fieldade, sendo
que, depois, os marginaliza. A palavra é forte, mas não há outra para
descrever o que aconteceu.

Conclusão: a marca gozou comigo. Usou-me. Tratou-me mal e não lhe vou
perdoar.

Para já, para já, perdeu um consumidor para o resto da vida. E, - com o teu
contributo ao divulgares este mail - vai sentir na pele o que acontece às
marcas que têm, provavelmente, o pior departamento de marketing do mundo.

Ricardo Varela, ex-consumidor de Carlsberg.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?