<$BlogRSDUrl$>

quinta-feira, janeiro 11, 2007

NOS LIVROS COMO NA VIDA 

E pronto: chegou ao fim o Enigma de Catilina! Foram 500 páginas de puro prazer literário onde os vários planos da história me agarraram e viciaram (ainda mais) na escrita de Steven Saylor.
Gordiano voltou a Roma - não havia como não o fazer - apesar de tentar adaptar-se à vida rural, é um cidadão da urbe, da confusão e do barulho... (e fico-me por aqui).
O enigma não foi resolvido: Historicamente, a controvérsia à volta da figura de Catilina é grande. Uns advogam que era um arruaceiro com más intenções, outros consideram-no astuto e com princípios que poderiam ter salvo Roma. A mim interessou-me, sobretudo, constatar que... depende do ponto de vista - todos somos bons e maus consoante os olhos que nos olham. E assim foi Catilina - pelo menos, para mim.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?